quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Benefícios da Beterraba


Um alimento protector do fígado que oferece propriedades anticancerígenas

Muito cultivada na Europa, a beterraba, para além de matéria-prima para a produção de açúcar e biocombustível, é um alimento com propriedades benéficas comprovadas.
Um estudo publicado em 2008 no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou a descida da homocisteína após a ingestão de um composto da beterraba, a betaína.

Neste ensaio, oito pacientes (19 a 40 anos de idade) consumiram diariamente cerca de 500 mg de betaína em suplemento alimentar ou incluída na alimentação, o que conduziu a diminuições na homocisteína plasmática seis horas após a sua ingestão, um factor de protecção contra o aparecimento de acidentes cardiovasculares.

Princípios activos

Destaca-se a betaína, com propriedades antitumorais e anticancerígenas   (quando aplicada isoladamente, provoca efeitos adversos, principalmente a nível hepático, algo que não sucede quando é administradana na sua forma natural, com outros constituintes da beterraba). A betaína tem propriedades hepatoprotectoras e hipocolesteromimiantes. A beterraba oferece também ferro, muito importante na formação da hemoglobina.

Principais funções

A beterraba é um dos alimentos mais  consumidos para combater a anemia. É muito utilizado em Oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, aumentando a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.

Tónica e protectora do fígado,  ajuda a reduzir o colesterol, é purificadora do  sangue e útil na homocistinúria, uma doença diagnosticada pelo teste do pezinho e em que ocorre um aumento de homocisteína no sangue, o que pode causar AVC e enfartes do miocárdio, problemas de visão e diminuição do crescimento nas crianças. Fonte: SAPO


Beber regularmente suco de beterraba pode melhorar a resistência física dos idosos. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, após tomar a bebida, os voluntários tiveram uma facilidade maior para realizar exercícios físicos. Durante uma caminhada, por exemplo, houve uma redução em 12% no esforço usualmente necessário.

Segundo os especialistas, os nitratos presentes na raiz agem no organismo dilatando os vasos sanguíneos. “Conseguimos demonstrar que o suco de beterraba reduz significativamente a quantidade de oxigênio que a musculatura necessita para realizar uma determinada atividade, até mesmo de baixa intensidade”, explica a autora da pesquisa Katie Lansley, ressalvando que a bebida não pode ser coada.

Isso pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas mais velhas, pois reverteria um problema corriqueiro que é a privação da quantia ideal de oxigênio durante um exercício físico - geralmente causada por problemas cardiovasculares - e que causa fadiga. Fonte: Veja

Sem comentários:

Enviar um comentário