sábado, 11 de maio de 2013

Risotto de Fressura de Borrego

Quando era garota, a minha avó fazia muitas vezes Fressura de Borrego. Era um prato muito apreciado por todos lá de casa. Com o tempo, começou a sair do nosso menu. Até cair no esquecimento.

No outro dia no talho, vi o borrego inteiro acabado de chegar e reparei na fressura. Fiz logo negócio e cá está ela. Que pitéu.


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

1 Fressura de Borrego
2 chávenas de chá de arroz Risotto
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho
50 ml de azeite
2 colheres de sopa de banha
200 ml de vinho branco
50 ml de vinagre de vinho branco
2 folhas de louro
Sal, cominhos, noz moscada, colorau e piri-piri q.b.

Preparação:

1. Peça ao talhante para partir a fressura em bocados. Lave bem e tempere com o sal, os alhos laminados e com o vinho branco. Reserve pelo menos por 2 horas.

2. Coloque um tacho ao lume com a cebola picada, a banha de porco e o azeite. Deixe refogar levemente. Junte a fressura e a marinada. Mexa. De seguida junte as folhas de louro, os cominhos, raspa de noz-moscada e colorau, todo a gosto. Mexa. Deixe cozer em lume brando. Caso seja necessário, deite um pouco de água, para não ficar seco.

3. Depois da fressura cozida, junte uma chávena de chá de água a ferver. Introduza o arroz previamente lavado. Mexa frequentemente. Quando o caldo desaparecer, junte meia chávena de água a ferver. E assim sucessivamente até o arroz estar cozido. Demora mais ou menos 30 minutos. Sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário