terça-feira, 17 de abril de 2012

Bolo de maçã

Este fim de semana andei a pesquisar novas receitas para fazer, principalmente de bolos. Pelo facto do mês que vamos entrar, ou seja Maio, ter muitos aniversários de pessoas especiais.
Ao fim de algum tempo deparei-me com este bolo de maçã no blog 'Tertúlia de sabores' que por sua vez tirou de outro blog 'Smitten Kitchen'. Como é de esperar 'Quem conta um conto acrescenta um ponto' e cá vai o meu.

Este bolo é mesmo BOM, até quem não gosta de bolos o comeu. Fica grande, bonito, fofo, muito saboroso e óptimo para o lanche.


Ingredientes:

6 maçãs reinetas
1 colher de sopa de canela
4 colheres de sopa de açúcar

2 3/4 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
Uma pitada de sal
1/2 chávena de óleo
1 1/2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de sumo de laranja
2 colher de chá de essencia baunilha
4 ovos

1. Descascam-se as maçãs, cortam-se em pedaços e misturam-se com 4 colheres de sopa de açúcar  e 1 colher de sopa de canela, reserva-se.

2. Mistura-se a farinha peneirada com o fermento e o sal.

3. Noutra taça mistura-se o óleo com o açúcar, a baunilha e o sumo de laranja.

4. Adiciona-se esta mistura líquida à mistura da farinha e vão-se juntando os ovos um a um, adicionando o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente dissolvido (bati os ingredientes como é descrito com a colher de pau e fica muito bem).

5. Unta-se e polvilha-se uma forma de buraco grande, deita-se dentro uma parte da massa, põe-se uma parte de maçãs por cima, deita-se a restante massa e as restantes maçãs por cima.

6. Leva-se ao forno a 180º, durante 50 minutos, verifique se o bolo está cozido com um palito.

Sem comentários:

Enviar um comentário