segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bolo de Santo António

Andei na net a fazer uma pesquisa sobre o Santo António e a gastronomia e encontrai este bolo, que é tradicional do Brasil nas festas do santo ou mais conhecidas como festas juninas. A Historia no Brasil é assim:
 '...Conhecido como santo casamenteiro, Santo António tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de Junho, em meio às festas juninas, por isso António é um dos santos mais lembrados nessas festas.
 
Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo António descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.
 
Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objectos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimónia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de Junho.
 
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de Junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo António. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano...' EducaTerra

Brincadeira:
Faça esta receita e, antes de levar a massa ao forno, esconda uma aliança, um dedal e uma moeda. Enrole os objectos em papel-alumínio. Depois de o bolinho estar pronto, faça a seguinte brincadeira:quem tirar a aliança vai casar em breve, o dedal, vai ficar para tia, e a moeda, vai ficar rico.


Ingredientes:

3 gemas
150 g de manteiga
1 1/2 chávena de chá de açúcar amarelo
100 g de farinha de rosca ou 6 colheres de sopa
1 colher de sopa de baunilha
1/2 chávena de chá de leite
300 g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal
3 claras batidas em castelo 
1 colher de sopa rasa de fermento em pó


Nota:
A chávena tem 200ml
Farinha de rosca = Pão ralado


Numa batedeira, bata 3 gemas, 150 g de manteiga e 1 1/2 chávena de chá de açúcar até esbranquiçar (cerca de 10min).


Junte 100 g de farinha de rosca, 1 colher de sopa de baunilha e 1/2 chávena de chá de leite .
Acrescente, aos poucos, 300 g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal.
Desligue a batedeira, junte 3 claras batidas em castelo e 1colher de sopa rasa de fermento em pó.


Colocar numa forma forrada com papel vegetal.
Leve ao forno médio (180ºC) por 35min.


Quando estiver cozido, polvilhar com amendoim.

Sem comentários:

Enviar um comentário