quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão com Marmelada - Dia Mundial do Pão (Bread with Marmalade - Word Bread Day 2013)

Hoje, Dia Mundial do Pão - Word Bread Day, a conselho a reflectir no nosso conceito de vida, quer em sociedade quer em casa. 

Tempos difíceis estamos a passar, quer ao nível emocional quer ao nível económico. 

Temos de olhar para o seio da nossa família e analisar a nossa estrutura, dar apoio, orientar e acima de tudo amar. Não podemos negligenciar a parte educativa. Temos de educar os nossos homens de amanhã, a serem responsáveis, a respeitar os valores, a respeitar a natureza, saberem olhar à sua volta e ajudar quem mais precisa.

Para isso temos que parar e fazer uma introspecção, não nos deixar levar pela correria do dia a dia, analisar o estilo de vida que levamos, pois podemos estar a perder ligações com os nossos mais queridos ou com quem mais precisa.

O Pão, alimento essencial à nossa existência, cada vez mais tem um papel relevante para a sobrevivência em tempos de crise. Poder fazer um pão, que pouco mais é que farinha, água, é motivo de alegria. Trás consigo o sentimento de partilha, de conforto e de carinho para com as pessoas à nossa volta.

O Pão é um elo entre as pessoas, pois acciona o conceito de união e sobrevivência. 

Como estamos no Outono, os marmelos invadem as casas. Nada melhor que fazer um pão com marmelada para assinalar o dia, para aquecer os dias que começam a ficar mais frios.


Ingredientes:

Massa:
200 ml de leite morno
2 ovos
1 colher de chá de rum
50 gr de açúcar
50 gr de manteiga
raspa de 1 limão
1 colher de café
250 gr farinha de trigo
250 gr farinha de integral
25 gr fermento de padeiro

Recheio:
350 gr de marmelada
50 gr de Sementes de sésamo
Açúcar q.b.

Preparação na máquina de fazer pão:

1. Colocar os ingredientes da massa pela ordem indicada e escolher o programa "Massa". 

2. Quando este terminar, estenda a massa com um rolo de cozinha, dando-lhe a forma de um quadrado com a medida do comprimento da cuba da máquina.

3. Espalhe a marmelada por cima da massa, enrole como se fosse uma torta e coloque-a na cuba.

4. Decore com açúcar e sementes de sésamo, deixe repousar por 20 minutos. Passado o tempo, escolha o programa "Cozer". Quando este acabar, deixar arrefecer totalmente e desenforme o pão.



Preparação manual:

1. Junte as farinhas. Aparte desfaça o fermento de padeiro no leite. Adicione 100 gr das farinhas e os ovos, misture. Tape com um pano e deixe repousar por 15 minutos.

2 . Noutro recipiente, amasse o açúcar com a manteiga. Adicione a raspa de limão e o rum, amasse mais um pouco. Junte ao preparado reservado.

3. Adicione o resto da farinha e amasse bem até ter uma massa homogénea. Tape-a com um pano e deixe repousar durante uma hora.

4. Ligue o forno a 180º. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Estenda a massa com um rolo de cozinha, dando-lhe a forma de um quadrado com a medida do comprimento da forma.

5. Espalhe a marmelada por cima da massa, enrole como se fosse uma torta e coloque-a na forma.

6. Decore com açúcar e sementes de sésamo, deixe repousar por 20 minutos. Passado o tempo, leve a meio do forno a cozer, durante 35 minutos. Deixar arrefecer totalmente e desenforme o pão.

World Bread Day 2013 - 8th edition! Bake loaf of bread on October 16 and blog about it!

2 comentários:

  1. Wonderful idea. I love quinces. Obrigado por participar na World Bread Day 2013!

    ResponderEliminar
  2. Thank you, Zorra. Congratulations on another year of the initiative.

    ResponderEliminar