Eu só conheci as Papas de Carolo á 3 anos atrás, quando me pediram para ir a casa de uma idosa da Beira Baixa (Pinhel) fazer a declaração do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), pois o marido tinha falecido e esta era a sua tarefa. Quando cheguei tinha um lanche divinal á minha espera, com imensas delicias para um lanche, entre elas estava as Papas de Carolo.
A senhora explicou-me que era costume na sua terra comerem ao lanche ou como sobremesa, frescas ou á temperatura ambiente, conforme o gosto, mas sempre com muita canela.
Ingredientes:
1 chávena de carolo (milho amarelo ou branco)
1 litro de leite ;
1 chávena de açúcar;
1 casca de laranja
Canela e Sal q.b.
Lava-se o carolo, colocando-o num alguidar com bastante água fria e agita-se de modo a trazer ao de cima o farelo que eventualmente tenha. Devo dizer que hoje em dia esta operação é quase dispensável, porque a sêmola vem muito limpinha.
Põe-se ao lume uma panela com água temperada com sal e uma casca de laranja. A água deve ser pelo menos duas vezes o volume do carolo.
Quando a água levantar fervura, introduz-se o carolo e deixa-se cozer um pouco, tendo o cuidado de o mexer de vez em quando no princípio e constantemente assim que o preparado se torne mais espesso.
Começa a juntar-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, e por fim adiciona-se o açúcar. Deixa-se cozer um pouco mais e serve-se em travessas ou pratos individuais enfeitados com canela.
Sem comentários:
Enviar um comentário