sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sopa de Nabo da minha Horta

Chegando o frio, cá em casa à sempre sopa quente para aquecer a alma.

Este facto já é velho, mas o que é novo é a minha horta no terraço. Tudo surge da ideia de ter ervas aromáticas sempre à disposição para os cozinhados. Com alguma investigação na Internet e falando com pessoas que tem hortas em vasos na varanda e nos canteiros de casa, decidi colocar a ideia em prática.

Comecei no final de Setembro, com as ervas aromáticas básicas, como salsa, coentros, hortelã, rosmaninho, manjericão, estragão e erva cidreira.

Aos fins de semanas foi a hortos e a comprar mais. Em menos de um instante, tinha arranjado caixas plásticas velhas e estava a plantar nabos, cenouras e até batatas. Sim, porque o meu terraço não é de terra e as plantações são todas em vasos.

Este novo hobby tem consumido quase todo o meu tempo disponível, mas compensa. É uma experiência única, ver o que a natureza nos pode oferecer.

Irei cozinhando o que a minha horta no terraço dá e passado a experiência.

Hoje vou fazer uma bela sopa de nabos da minha horta.

Ingredientes:

3 nabos com rama
3 batatas médias
1 courgette pequena
3 cenouras médias
1 cebola
2 dentes de alho.
Azeite e sal q.b.

Preparação:

1. Colocar uma panela ao lume com 1,5 litro de água. Enquanto começa a ferver coloque as batatas, a courgette, duas cenouras, a cebola e os alhos, tudo descascado e em bocados, na panela.

2. Quando ferver deite azeite e sal a gosto. Deixe cozer os legumes e depois passe com a varinha mágica.

3. Descasque os nabos e as cenouras, aproveite a rama. Lave tudo e parta aos bocados. Junte ao puré, deixe cozer. Sirva quente com um fio de azeite.

A minha Horta no Terraço:

Aqui tenho as batatas, alfaces, cenouras e couve galega

Nabos
As cenouras que faltam foram para a sopa.
Alface para uma salada.