sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Batatas fritas com coentros (sobras de batata)

Cá em casa não se deita nada fora, então quando sobram batatas cozidas com pele ou sem pele, no dia seguinte elas tem este destino.

Por vezes sobram de propósito, para fazer este pitéu.


Ingredientes:

Sobras de batatas cozidas (neste caso, batatinhas novas cozidas com pele)
Óleo para fritar 
Coentros frescos q.b.
Sal q.b.

Corte as batatas cozidas ás rodelas grossas, se forem das pequenas e cozidas com pele, retire a pele e corte ao meio, caso estas estejam inteiras. Coloque o óleo ao lume, quando estiver bem quente ponha as batatas a fritar. Quando estiverem louras retire, polvilhe com umas pedrinhas de sal e coentros picados.

No meu caso acompanhei com bife frito e espinafres salteados.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pudim de Pão com Coco II

Já tinha feito este Pudim de Pão com Coco, mas na panela de pressão agora fiz no forno.
Ambos ficam muito bons, mas para quem gosta de pudim macio e molhadinho é melhor fazer na panela de pressão, para quem gosta do pudim mais sequinho para ser regado com caramelo, então faça no forno.
De sabor são os dois muito bons...humm.


Ingredientes para o Pudim:

750ml de leite
1 casca de limão
150grs de pão seco
150grs de coco ralado
250grs de açúcar
6 ovos
100grs de margarina derretida

Para a forma
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Caramelo q.b.

Leve ao lume o leite com a casca de limão, deixe ferver, retire do lume e deixe arrefecer. Barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.

Corte o pão em pedacinhos e deite-os dentro da forma. Numa tigela, misture o coco ralado com o açúcar, junte ovos e a margarina e mexa. Rejeite a casca do limão do leite, junte o leite, aos poucos á mistura do coco e mexa delicadamente.

Deite a mistura anterior em cima do pão na forma e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, em banho-maria, durante 50min.

Ao fim desse tempo, retire do forno e polvilhe com coco ralado. Sirva com caramelo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Benefícios das Lentilhas



A  lentilha  é um tipo de feijão, no entanto possuí propriedades que fazem desta leguminosa essencial para quem deseja ter uma vida saudável , entre elas mais facilidade de digestão, controle dos diabetes e do colesterol. Existem vários tipos de lentilhas que se diferenciam pela cor: verdes, louras, vermelhas ou castanhas, negras e lentilhas laranja.
A lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, de amido, fibras solúveis, para além de isso tudo a lentilha é pobre em gorduras.

Modo de utilização:
Compre a lentilha seca e ponha de molho , 2 horas em água quente, 10 horas em água à temperatura ambiente.
Coza a lentilha, como faz com o feijão, e depois pode utilizar em saladas, sopas, cozidos...



Benefícios:
  • Rica em ferro,  que fornece energia para o organismo;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Previne infecções:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coxinhas de Rico

Quando comecei a desfiar o frango para a canja, percebi que era muito, e pensai fazer coxinhas de galinha que vi no programa de Ana Maria Braga - Rede Globo.


Ingredientes:
(12 coxinhas)

2 peitos de frango (eu utilizei 1 peito grande) cozido e desfiado
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/4 de chouriço bom picado
1 colher sopa cheia de salsa
1/2 chávena chá do caldo de frango reservado
Sal q.b.
2 colheres de sopa cheias de queijo cremoso
2 ovos batidos misturados com 1/4 de chávena de chá de leite
2 chávena de chá de pão ralado
Óleo para fritar

1. Numa panela em lume médio com 4 colheres de azeite, refogue 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados e o chouriço por 5min. Depois coloque o frango cozido e desfiado, a salsa e o caldo reservado (se necessário, acerte o sal). Deixe cozinhar por 5 min.

2. Transfira para uma tigela e misture o queijo cremoso. Deixe arrefecer de preferência, no frigorífico, durante 3 horas.

3.  Com o auxílio de uma colher, molde pequenas porções (cerca de 30 g) do frango em formato de coxinha. Passe as coxinhas em 2 ovos batidos e misturados com 1/4 de chávena de chá de leite e depois em 2 chávena de chá de pão ralado.
Repita o processo passando novamente nos ovos e depois no pão ralado. Frite em óleo quente  até que doure.

Canja de galinha á minha moda

Hoje vou dar duas receitas, pois uma é a consequência da outra, como aconteceu com a pizza e pão de alho. Deram-me um frango caseiro, que mais parecia um peru, e lembrai-me da canja da minha avó, hum...que sabor.


Ingredientes:

1/2 frango ou 1 frango sem peles
1 alho francês
1 cebola
2 alhos
1 chávena de café de arroz
sal q.b.
Hortelã q.b.

Colocar uma panela ao lume com 2,5 litros de água, se for necessário pode acrescentar mais água durante a cozedura, quando esta estiver a ferver, colocar todos os ingredientes, menos a hortelã. Deixe cozer. Ao ficar tenro, retire o frango para um prato e caso deseje acrescente uma mão cheia de arroz (lavado) ou uma massinha (letras). No meu caso,foi arroz. Desfie o frango e junte á sopa. Serva com umas folhas de hortelã.

Pão de alho e oregões

Estavam as pizzas já no forno quando pensai, um pãozinho de alho com oregãos vinha mesmo a calhar.


Ingredientes:

1 base de massa da pizza (receita da pizza)
3 dentes de alho
oregãos q.b.
azeite q.b.
Sal q.b.

Na base da massa, colocar o alho muito picadinho e esfregar-lo com as mãos na base. Polvilhar com oregãos e regar com um fio de azeite. Levar ao forno durante 20min a 180ºC ou até ficar dourado. Polvilhar com uma pedrinha de sal, cortar e servir.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pizza de Choriço e Ananás

Adoro pizza, só não faço mais vezes porque gosto de fazer a massa e demora mais tempo. O segredo é fazer e congelar as bases para a próxima vez ser mais rápido.
Como tinha uma amiga para jantar e uma das suas refeições favoritas é pizza, então cá está ela.


Ingredientes:
(Massa)
1 copo de água
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
3 copos de farinha
25grs de fermento de padeiro

(Base)
Polpa de tomate ou molho de tomate
8 rodelas finas Chourição
6 rodelas finas de chouriço (eu utilizei chouriço de Trancoso)
2 rodelas de ananás
200grs de queijo Ralado Mozzarella
Oregãos q.b.


Massa:
Colocar todos os ingredientes na cuba da maquina de fazer pão e escolher o programa Massas. Quando acabar estender a massa em forma de pizza.

Rechear a Base:
Por a polpa de tomate na base, em seguida metade do queijo mozzarella, as rodelas de chouriço e do chourição, o ananás cortado aos cubos e polvilha-se com a outra metade do queijo ralado e os orégãos. Levar ao forno durante 30 min a 180ºC.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Queijo Camembert no forno com Oregãos

No Verão passado descobrir esta receita por uma amiga minha. Desce então comecei a fazer devido á sua simplicidade e ao seu enorme prazer que é saboriar tal iguaria.
As coisas simples são as melhores e as mais dificeis de conseguir.


Ingredientes:

1 queijo Camembert
Oregãos q.b

Corte o queijo ao meio (como se fosse rechear um bolo), colocar os oregãos espalhados numa das metades. Fechar o queijo se quiser polvilhar com mais oregãos, fica ou seu gosto.
Levar ao forno durante 15min, já pré-aquecido a 180ºC. Sirva com tostas ou pão caseiro e vinho branco verde fresco.

Lentilhas com ovos escalfados

No outro dia tinha cozido 500grs de lentilhas na panela de pressão, para fazer as Lentilhas de Caril, onde claro está, sobraram lentilhas cozidas e para não se estragarem fiz como faço com o feijão ou grão, congelo.

Estava a fazer umas pesquisas na net quando encontrai as Lentilhas com ovos escalfados, o que veio a revelar-se uma ideia óptima, rápida e económica.


Ingredientes:

200grs lentilhas cozidas
4 rodelas de chouriço
Parte branca de 1 alho francês
1 cebola cortada as meias luas
3 colheres de polpa de tomate
3 colheres de azeite
2 folhas louro
2 ovos
sal q.b.
1/2 copo de vinho branco

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem, junte a cebola e leve tudo a refogar ligeiramente num pouco de azeite juntamente com a folha de louro e umas rodelinhas de chouriço. Junte a polpa tomate e o vinho branco. Deixe estufar tapado, em lume brando durante uns 5 minutos. 


Ao fim deste tempo junte as lentinhas, tempere de sal. Deixe apurar em lume brando, visto que as lentinhas já estão cozidas, durante 10min. Por fim junte os ovos inteiros, um a um e deixe cozinhar. Sirva com arroz ou simples.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Iogurte de Morango com Bolacha Maria

Já á muito tempo que não colocava aqui um iogurtezinho. Todas as semanas faço, mas até agora nada de diferente daquilo que já mostrai. Este é novo, pelo menos para mim, gostei e vou continuar a fazer mas com mais bolacha.


Ingredientes:

1 iogurte Natural Grego
700 ml de leite meio-gordo
3 colheres de sopa de leite em pó
3 colheres de sopa de açúcar
250 grs de morangos maduros
2 colheres de sopa açúcar
100grs de Bolacha Maria

Arranjar os morangos e corta-los em pedaços. Colocar uma panela ao lume com os morangos e as 2 colheres de sopa de açúcar e deixar ferver durante 20min. Caso ache os morangos muito grandes, esmague com um garfo e deixe ferver mais 5min e está pronto o doce.

Ferver o leite. Numa tigela misturar o iogurte, o leite em pó e as 3 colheres de sopa de açúcar. Quando o leite estiver nos 40º (está bom quando aguentar o dedo no leite) juntar o preparado da tigela, as Bolachas Maria e metade do doce de morango, com a varinha mágica triture tudo. Colocar a outra metade do doce no fundo dos copos da iogurteira e depois encher com cuidado. Esperar 8 a 10 horas de fermentação e 3 horas de frigorífico.

Pudim de Pão com Coco na Panela de Pressão

Vi este Pudim na revista ´Cozinha Reginal Nº18´ e decidi fazer, mas fiz na panela de pressão. Fica mais económico e é mais rápido. O sabor é óptimo e a textura de um pudim macio.
P.S. a minha máquina avariou-se e ainda não sei trabalhar muito bem com esta nova. Por vezes a foto sai verde, penso que é da luz. Bem espero que com o tempo melhor.




Ingredientes para o Pudim:

750ml de leite
1 casca de limão
150grs de pão seco
150grs de coco ralado
250grs de açúcar
6 ovos
100grs de margarina derretida

Para a forma:

Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Ou 4 colheres de açúcar (no caso da panela de pressão)

Leve ao lume o leite com a casca de limão, deixe ferver, retire do lume e deixe arrefecer. Colocar na forma 4 colheres de açúcar e levar ao lume até ficar caramelo, caso não queira o caramelo directamente no pudim para servi-lo separadamente, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.

Corte o pão em pedacinhos e deite-os dentro da forma. Numa tigela, misture o coco ralado com o açúcar, junte ovos e a margarina e mexa. Rejeite a casca do limão do leite, junte o leite, aos poucos á mistura do coco e mexa delicadamente.

Deite a mistura anterior em cima do pão na forma e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, em banho-maria, durante 50min, ou caso prefira coloque a forma do pudim fechada na panela de pressão com água até meio, e deixe ferver durante 25min.

Ao fim desse tempo, retire do forno ou da panela de pressão deixe arrefecer dentro do banho-maria, depois desenforme e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Salada russa com atum

Esta salada também pode levar ovos, delicias do mar, com sobras de peixe em vez do atum e outros ingredientes que queiram. Eu faço assim, fica óptima para comer nos dias de maior calor e é muito económica.


 
Ingredientes:
(para 2 pessoas)

200grs de feijão verde
3 cenouras
3 batatas médias
2 pimentos vermelhos assados de conserva
2 latas de atum em óleo escorrido
Maionese e sal q.b.

Colocar uma panela ao lume com água para cozer os legumes e temperada com sal. Lave o feijão verde e corte aos bocados, as cenouras e as batatas descasque e corte aos bocados. Coloque a cozer por 15min.

Corte o pimento as bocados. Depois de cozidos, escorra a água e deixe arrefecer um pouco. Junte os pimentos e o atum e envolva com a maionese. Coloque no frigorífico até ficar fresca e sirva.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pêra Rocha em calda Açafrão e Canela

Vi no blog 'Canela Moida' uma receita de Pêras cozidas em fios de Açafrão e achai interessante. Decidi reinventar e o resultado foi este. Espero que gostem, eu adorei. Até guardei a calda para fazer mais.


Ingredientes

3 chávenas de chá de água
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de açafrão (só para dar cor)
1/2 chávena de chá de açúcar
2 colheres de sumo de limão
4 pêras Rocha
1 cálice de licor de manga (ou outro)
1 pau de canela

Descasque as pêras, deixe ficar o pé para segurar melhor. Regue as pêras com o sumo de limão, para estas ficarem negras. Numa panela coloque a água e quando esta tiver a ferver coloque todos os ingredientes, incluindo as pêras.

Quando estiverem cozidas retirar para um prato as pêras e deixe reduzir a calda durante 10min. Sirva as pêras com a calda.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pão Tipo Brioche

Todas as semanas faço pão na minha máquina, ultimamente tenho feito de mistura, ou seja, de trigo e integral. Hoje quando foi buscar as farinhas á despensa, encontrei um resto de farinha de Pão de Brioche que pensai logo em utilizar, para não perder a qualidade.

Lembrei-me de dar a receita, pois ficou bonito, bom de paladar e mais económico, pelo facto de ser feito uma parte com farinha de trigo normal e outra parte com farinha preparada para pão de Brioche.

Ingredientes

280ml de água
1 colher de sopa de azeite
200grs de farinha de Pão de brioche
300grs de farinha de trigo
1 carteira de fermento em pó vahiné

Colocar os ingredientes pela ordem indicada na máquina e escolher o programa normal. Quando pronto é só tirar da máquina e deixar arrefecer.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bolinhos de Fécula de Mandioca

Com o regresso as aulas, lembrei-me de fazer estes bolinhos ou queques. São muito saborosos, optimos para colocar na lancheira dos filhos.




Ingredientes

150 grs de farinha de frigo
80 grs de fécula de mandioca (polvilho doce)
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de chá de leite
4 colheres de sopa de manteiga
2 ovos

Ligue o forno á temperatura média (180 graus). Unte forminhas individuais com manteiga e farinha de trigo.
Coloque a farinha, o polvilho, o açúcar, o leite, a manteiga e os ovos na batedeira e bata 2min. Desligue a batedeira, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente.

Acrescente a massa dentro das forminhas. encha 2/3 da capacidade da forma. Leve as forminhas ao forno pré- aquecido cerca de 30min. Para saber se está pronto, espete um palito, se sair limpo, está pronto. Retire do forno e depois de mornos desenforme.

Muito fofinhos, hummmmm.....


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Filetes de sardinha fritos

Sou uma apaixonada por sardinhas, como já perceberam, tenho sardinhas assadas, pizza de sardinha e agora filetes de sardinha.
Quando sobravam sardinhas ou carapaus fritos do almoço, comiamos com pão e café de saco ao lanche, hummm...que delícia. 



Ingredientes
(para 2 pessoas)

6 filetes de sardinha
1 limão
3 dentes de alhos picados
2 colheres de sopa de farinha
Sal e pimenta
Óleo para fritar

Temperar de véspera os filetes com o alho, sumo de um limão, sal e pimenta. No dia seguinte passar os filetes por farinha e fritar em óleo bem quente, de um lado e do outro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Papas de Carolo

Eu só conheci as Papas de Carolo á 3 anos atrás, quando me pediram para ir a casa de uma idosa da Beira Baixa (Pinhel) fazer a declaração do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), pois o marido tinha falecido e esta era a sua tarefa. Quando cheguei tinha um lanche divinal á minha espera, com imensas delicias para um lanche, entre elas estava as Papas de Carolo.
A senhora explicou-me que era costume na sua terra comerem ao lanche ou como sobremesa, frescas ou á temperatura ambiente, conforme o gosto, mas sempre com muita canela.
Apartir desse dia comecei a confeccionar cá em casa.


Ingredientes:

1 chávena de carolo (milho amarelo ou branco)
1 litro de leite ;
1 chávena de açúcar;
1 casca de laranja
Canela e Sal q.b.

Lava-se o carolo, colocando-o num alguidar com bastante água fria e agita-se de modo a trazer ao de cima o farelo que eventualmente tenha. Devo dizer que hoje em dia esta operação é quase dispensável, porque a sêmola vem muito limpinha.

Põe-se ao lume uma panela com água temperada com sal e uma casca de laranja. A água deve ser pelo menos duas vezes o volume do carolo.

Quando a água levantar fervura, introduz-se o carolo e deixa-se cozer um pouco, tendo o cuidado de o mexer de vez em quando no princípio e constantemente assim que o preparado se torne mais espesso.

Começa a juntar-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, e por fim adiciona-se o açúcar. Deixa-se cozer um pouco mais e serve-se em travessas ou pratos individuais enfeitados com canela.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lentilhas com Caril e Arroz com Cardamomo

Eu adoro caril e fiz este prato simples, mas com muito sabor, vale a pena experimentar.


Ingredientes:
(para 2 pessoas)

2 chávenas de chá de lentilhas cozidas
1 chávena de chá de arroz basmati
3 colheres de polpa de tomate
1 cebola picada
4 colheres de azeite
2 dentes de alho picados
2 colheres de chá de caril das índias
2 colheres de chá coentros em pó
4 bagas de cardamomo
Piri-piri e sal q.b.

Colocar as lentilhas a cozer numa panela de pressão, de preferência, durante 15min ou numa panela tradicional durante 45min. Depois de cozidas escorra a água e reserve.

Numa panela ao lume leve a cebola, os alhos, o azeite e deixe a cebola ficar transparente, depois coloque as lentilhas, a polpa de tomate, o caril, os coentros em pó, 2 bagas de cardamomo esmagadas, o  piri-piri e sal a gosto deixa apurar tudo durante 20min.

Enquanto isso, leva 2 medidas de água ao lume, temperada com sal, uma colher de sopa de azeite e 2 bagas de cardamomo esmagadas e quando ferver deita 1 medida de arroz basmati, previamente lavado, deixe cozer 10min. Tape o tacho e deixe repousar mais 10min.

Sirva tudo quentinho.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Benefícios da Panela de Pressão

Acabaram-se as férias de Verão e somos quase obrigados a cair na rotina, pelo menos durante a semana, com o agravamento de um presente/futuro de apertar o cinto para pagar uma crise.

Temos de ser habilidosos na forma de comprar e de confeccionar os nossos alimentos, sem perder a qualidade, pois grande parte do orçamento familiar se prende com esta temática.

Um dos utensílios que podemos usar para facilitar ao nível de tempo versus poupança é a panela de pressão.


Desde pequena que foi habituada a usar a panela de pressão, por isso nunca tive medo de explodir. Vou esclarecer melhor com as seguintes explicações:

Como usar minha panela de Pressão?

1. Encha a panela com:
um mínimo de 250ml (2 copos) de líquido e um máximo de 2/3 de sua altura ou um pouco menos (dependendo do tipo de alimentos).

2. Feche a panela:
todas as nossas panelas de pressão são projetadas para não deixar se formar a pressão, se não estão corretamente fechadas.

3. Terminado o cozimento ocorre a descompressão:
quando o tempo de cozimento terminou, o fogo deve ser apagado e todo o vapor liberado.
Agora a panela de pressão pode ser aberta.
Para uma descompressão mais rápida, coloque a panela de Pressão sob a torneira de água fria.