quarta-feira, 28 de março de 2012

Benefícios da Farinha de Alfarroba

A alfarroba é uma vagem, fruto da Alfarrobeira – planta cultivada desde a antigüidade em países mediterrâneos.
Do fruto da Alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente, de onde é extraída uma goma, usada como espressante e emulsionante na indústria alimentar e cosmética.
Após a trituração e torrefação da polpa da alfarroba temos uma farinha utilizada na alimentação como substituta do cacau. Ela apresenta cor e sabor parecidos, mas a alfarroba possui algumas vantagens: enquanto o cacau tem grande quantidade de gordura, principalmente do tipo saturada – cerca de 23% - a farinha de alfarroba tem apenas 1%. O cacau também é rico em cafeína, um estimulande do sistema nervoso, enquanto a alfarroba não.




A farinha de alfarroba é também conhecida como “chocolate saudável”. Tem um sabor delicioso, adocicado, de chocolate amargo, que substitui o cacau. Não tem adição de leite podendo ser utilizada também por pessoas com intolerância à lactose.



Além de ser rica em fibras, ativa a motricidade intestinal estimulando o trânsito e a evacuaçãointestinal, auxilia na redução do excesso de colesterol ingerido na dieta e não contém glútem.

Receitas neste Blog com Farinha de Alfarroba:


Fonte: Universo dos alimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário