domingo, 21 de agosto de 2011

Trouxinhas de massa filo com carne e queijo

Sobrou carne á bolonhesa e tinha um resto de massa filo no frigorifico, o que resultou nestas trouxas.


Ingredientes:

Sobras de carne
7 folhas de massa filo
queijo mozzarela ralado
oregãos q.b.
Azeite q.b.

Untar a massa filo com azeite e dobrar em dois, recherar com a carne, queijo e os oregãos. Unir as pontar da massa e roda-las. Fazer este procedimento até acabar os ingredientes. Colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.


Levar ao forno médio até ficarem douradinhas e comer. Este prato não é bom dum dia para o outro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Delícia de Vodka e Lima

Amanhã é fim de semana e nada mais especial do que experimentar uma receita nova.
Vi no site Sabor Intenso esta receita e pensai: ' ...deve ficar boa e é fresca'- e não me enganei.

Ingredientes:

150g de palitos de champanhe
125g de açúcar
130 ml de água
80 ml de vodka
70 ml de leite
3 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado com 390g
200g de queijo creme
150 ml de sumo de lima
80 ml de vodka
200 ml de natas para bater

Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar. Mexa e deixe ferver durante 3 minutos. Passado os 3 minutos, apague o lume. Junte 80 ml de vodka e mexa.
Num tabuleiro, espalhe os palitos no fundo. Regue os palitos com a calda.


Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 3 minutos. Num tachinho, leve ao lume o leite. Quando estiver quente, junte as folhas de gelatina bem espremidas e mexa. Retire.
Coloque o leite condensado numa tigela, junte o sumo de lima e bata. Adicione o queijo creme e bata até que tudo fique bem misturado. Junte a restante vodka e misture. Junte a gelatina e mexa.


Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas.


Envolva as natas com o creme. Por fim, espalhe o creme por cima dos palitos.


Alise o creme e leve ao frigorífico durante 4 horas até que fique bem fresquinha.



 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Esparguete á Bolonhesa

Este prato é muito apreciado cá em casa, por isso cá vai a minha receita.


Ingredientes:
(para 2 pessoas)

500grs de carne picada
5 colheres de polpa de tomate
2 tomates maduros
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Azeite, pimenta e sal q.d
Oregãos e queijo mozzarela ralado q.d.
Esparguete para cozer.

Colocar numa panela a cebola, os alhos e 3 colheres de azeite e deixar aquecer. Juntar a carne, o tomate e a polpa e mexer. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozer em lume brande durante 20min, até ficar apurado.

Entretato colocar uma panela ao lume com água e sal, quando ferver colocar o esparquete e deixar cozer durante 15min. Depois de cozido escorrer a água.

Colocar numa tijela para ir á mesa a massa e por cima a carne, a seguir colocar o queijo mozzarela ralado a gosto e os oregãos e servir.

 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Doce de Tomate

Depois de congelar alguns, chegou o tempo de fazer também doce de tomate.



Ingredientes:

3kg de tomates maduros.
1,5kg de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de limão.

Tirar a pele e a grainha ao tomate e colocar numa panela com o açúcar e o limão. Deixar apurar em lume até fazer o efeito estrada. Colocar em frascos.

sábado, 13 de agosto de 2011

Doce de Abóbora

Chegaram as abóboras e com o excesso faz-se doce ou congela-se para colocar em vários pratos durante o ano. Eu vou fazer doce que todos vós conhecem. Óptimo para comer com requeijão.


Ingredientes:

1 abóbora (+/-4kg) 
açúcar amarelo q.b.
2 cascas de limão
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 pau de canela

Partir e descascar a abóbora, depois colocar numa panela com água, não muita pois abóbora deita muita água e deixar cozer.
Quando cozida, escorrer bem a água e adicionar metade do peso desta de açúcar e o resto dos ingredientes. Deixar apurar em lume médio até fazer o efeito estrada. Depois colocar em frascos.

sábado, 6 de agosto de 2011

Tarte crocante de queijo e presunto

Esta tarte crocante foi inspirada numa receita do Jamie Oliver, que ele fez num dos seus programas. Tem umas diferenças, mas a maior é a introdução de presunto.
Ficou muito boa, então como entrada funciona muito bem. 


Ingredientes:
(receita para duas pessoas)

6 folhas de massa filo
200ml de natas
100grs de queijo Feta
100grs de queijo mossarella ralado
4 fatias de presunto cortadas aos bocados
3 ovos
Azeite e alecrim q.b.

Numa tigela misture os ovos, as natas, os queijos, o presunto e o alecrim. Não coloque sal pois o queijo feta é salgado e reserve.
Em papel vegetal molhado, disponha as folhas de massa filo, untando cada camada com azeite.


Quando acabar a massa, coloque numa frigideira, introduza o preparado anterior dentro na frigideira.

Coloque as pontas da massa para dento da frigideira, para ficar a tarte coberta e leve ao lume 3min, para a massa por baixo ficar tostada.


Depois é só levar a frigideira ao forno médio durante 20min.


Pode ser servida quente ou fria.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sumo de Beterraba com Maça e Pessego

Eu gosto muito de beterraba, talvez pelo facto de ser um legume muito consumido na casa da minha avó. Fizia-se saladas, pikles e cozia-se para acompanhar carne assada. Agora fiz este sumo, que ficou uma delicia, sendo o ideal para acompanhar um pãozinho com queijo fresco ao pequeno-almoço.

Ingredientes:
(para uma pessoa)

1 beterraba pequena
1/2 maça
1/2 pessego
150 ml de água

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater durante 2min. Pode como locar no frigorifico para ficar fresco ou substituir a água por gelo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Benefícios da Beterraba


Um alimento protector do fígado que oferece propriedades anticancerígenas

Muito cultivada na Europa, a beterraba, para além de matéria-prima para a produção de açúcar e biocombustível, é um alimento com propriedades benéficas comprovadas.
Um estudo publicado em 2008 no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou a descida da homocisteína após a ingestão de um composto da beterraba, a betaína.

Neste ensaio, oito pacientes (19 a 40 anos de idade) consumiram diariamente cerca de 500 mg de betaína em suplemento alimentar ou incluída na alimentação, o que conduziu a diminuições na homocisteína plasmática seis horas após a sua ingestão, um factor de protecção contra o aparecimento de acidentes cardiovasculares.

Princípios activos

Destaca-se a betaína, com propriedades antitumorais e anticancerígenas   (quando aplicada isoladamente, provoca efeitos adversos, principalmente a nível hepático, algo que não sucede quando é administradana na sua forma natural, com outros constituintes da beterraba). A betaína tem propriedades hepatoprotectoras e hipocolesteromimiantes. A beterraba oferece também ferro, muito importante na formação da hemoglobina.

Principais funções

A beterraba é um dos alimentos mais  consumidos para combater a anemia. É muito utilizado em Oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, aumentando a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.

Tónica e protectora do fígado,  ajuda a reduzir o colesterol, é purificadora do  sangue e útil na homocistinúria, uma doença diagnosticada pelo teste do pezinho e em que ocorre um aumento de homocisteína no sangue, o que pode causar AVC e enfartes do miocárdio, problemas de visão e diminuição do crescimento nas crianças. Fonte: SAPO


Beber regularmente suco de beterraba pode melhorar a resistência física dos idosos. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, após tomar a bebida, os voluntários tiveram uma facilidade maior para realizar exercícios físicos. Durante uma caminhada, por exemplo, houve uma redução em 12% no esforço usualmente necessário.

Segundo os especialistas, os nitratos presentes na raiz agem no organismo dilatando os vasos sanguíneos. “Conseguimos demonstrar que o suco de beterraba reduz significativamente a quantidade de oxigênio que a musculatura necessita para realizar uma determinada atividade, até mesmo de baixa intensidade”, explica a autora da pesquisa Katie Lansley, ressalvando que a bebida não pode ser coada.

Isso pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas mais velhas, pois reverteria um problema corriqueiro que é a privação da quantia ideal de oxigênio durante um exercício físico - geralmente causada por problemas cardiovasculares - e que causa fadiga. Fonte: Veja

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bolo com Ananás

Comprei abacaxis em promoção, um comi ao natural, metade de outro congelai (para sumos, doces, iogurtes...) e a outra metade fiz este bolo. Ficou com um sabor intenso a ananás, para os apreciadores como eu, ficou divinal.


Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi sem casca
4 ovos
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de óleo
1 colher de chá de fermento
Manteiga e farinha para untar

Colocar no liquidificador as rodelas de abacaxi com os ovos e bata. De seguida colocar o açúcar, o óleo e bata. Acrescente á farinha o fermento e vá acrescentando esta ao preparado no liquidificador. Tenha cuidado para a massa não ficar muito espessa e danificar o liquidificador. Com uma forma de buraco previamente untada e polvilhada com farinha, colocar a massa e levar a forno médio durante 45 min.