quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bolinhos de canela (mfp)

Bem. os bolinhos de canela são tipo 'doces de conforto para dias mais cinzentos', então volta e meia cá estão eles dentro do frasco. Desde que tenho máquina de fazer pão evito fazer massas á mão e estes bolinhos não são excepção.

Ingredientes

125 g de manteiga
300 g de farinha
100 g de açúcar
1 ovo
canela q.b.

Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, menos a canela (derreter a manteiga). No programa massa. (a minha maquina leveda, mas quando começou esta fase eu retirei).


Depois fazer as bolinhas e passar por canela (25 unidades, depende do tamanho), colocar num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. O forno a 180ºc e durante 10min.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sumo de Laranja, Pera e Alperces

Nesta época do ano, as frutas, as batatas, as cebolas e outros vegetais abundam nos quintais das pessoas, e quando menos se espera temos um saco disto e daquilo á nossa porta, o que é um gesto muito agradável e de apreço. Para não deixar estragar-se nada inventamos, desta vez foi um sumo de fruta e alperces no congelador, para mais tarde fazer iogurtes ou batidos.

Ingredientes:

2 Alperces
1/2 Pera Williams
1 laranja
Açúcar q.b.

Colocar no liquidificador a fruta lavada e descascada, acrescentar água até fazer 1l e bater. Se estiver muito grosso juntar mais água e açúcar a gosto. Beba fresco.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bolo Colchão de Noiva - Feliz aniversário mãe

A minha mãe faz anos hoje, cria fazer um bolo diferente, foi pesquisar (em todos os sites ou bolgs a receita é a mesma o que muda é a foto) e encontrai este no meio de tantos outros. Nunca tinha feito ou comido, mas como os olhos também comem deitei mãos á massa.
O bolo ficou muito fofo e leve, mas se querem um bolo mais alto e maior, ou seja mais vistoso, aconselho que utilizar duas vezes a receita e fazer 2 bolos separados e uni-los com o recheio de pasteleiro. Cá em casa somos poucos, só fiz uma base cortei ao meio e recheai. A decoração foi comprada agosto.



Ingredientes:

6 Ovos
250grs de açúcar
100grs de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sumo de limão

Recheio ( Creme de Pasteleiro)

600ml de Leite
3 colheres de sopa de Farinha Maizena
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 ovos

Bata as claras em castelo. Misture bem o açúcar e as gemas. Adicione o fermento, a fécula e o sumo de limão. Envolva as claras neste preparado e leve ao forno num tabuleiro untado previamente, temperatura 200º, durante 15 minutos.


Para o creme, leve ao lume o leite com a farinha maizena e o açúcar e a baunilha. Junte os ovos quando o creme engrossar, mexendo sempre.



Quando o bolo estiver frio, parta-o em duas partes iguais, recheie, cubra-o com o creme e polvilhe com coco ralado.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Salada César á minha moda com molho de iogurte

Mais uma salada, é o que sabe bem com este tempo quente.



Ingredientes:
(para 2 pessoas)

2 peitos de frango cozido e desfiado (podem aproveitar sobras de frango)
2 tomates médios
Alface q.b.
Queijo monchego ás lascas q.b.
Croutons q.b. (eu parti em cubos pequenos e torrei o Pão com cogumelos, azeitonas e tomates secos)

Para o Molho de iogurte:

1 iogurte grego (quanto mais cremoso melhor)
1 rodela de limão
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de azeite
1 dente de alho
4 pernadinhas de coentros
pimenta preta q.b.

Numa travessa disponha a alface lavada, os tomates cortados em gomos, o frango desfiado, as lascas de queijo e os croutons. Para o molho, colocar todos os ingredientes num copo e passar com a varinha mágica, quando estiver tudo homogénio, regar a  salada e servir.

Nota: para ficar ainda mais cremoso juntar uma gema.



domingo, 26 de junho de 2011

Delicia de Tapioca

Andava eu á procura de farinha para o meu pão na prateleira do supermercado, quando vi a farinha de Tapioca e pensei tenho que experimentar, agarrei no pacote e vi a receita e pensei...' ainda melhor'.
É fácil de fazer e muito agradável, principalmente fresquinho.



Ingredientes:

100grs de Tapioca (Globo)
1/2 l de água
1l de leite (na embalagem diz 1,5l mas eu utilizei 1l )
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 gemas de ovo ( na embalagem diz 3 gemas mas eu utilizei 2 gemas)
Casca de laranja
Canela em pó

Utilizar uma panela com capacidade para +/- 3 lts. Colocar a Tapioca e a água e deixe absorver totalmente. Á parte, leve o leite a levantar fervura e deite sobre a tapioca, mexendo sempre.
Vai ao lume até levantar fervura, junte o sal e a casca de laranja e deixe ferver até começar a engrossar (demora um bocado).
Numa chávena colocar as gemas e o açúcar e bater até ficar esbranquisado e junte uma chávena de tapioca que se encontra ao lume. Para finalizar junte este preparado a panela ao lume, deixe ferver mais 5 min.
Colocar em taças ou travessa e polvilhar com canela.


O meu cão aprovou o doce...ehehe



sábado, 25 de junho de 2011

Papas de Aveia

Mais umas papinhas para o pequeno almoço. Ficam uma maravilha e são óptimas para o nosso organismo, mas não abuse no açúcar.


 
Ingredientes:
(para 1 pessoa)

1 chavéna de chá de leite
3 colheres de sopa de aveia
1 casaca de limão
Açúcar q.b.
Canela q.b.

Numa panelinha juntar o leite, a casca de limão e a aveia. Levar ao lume, quando engrossar juntar açúcar a gosto. Colocar as papas numa tigela e polvilhar com canela.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Salada de atum com pimentos vermelhos

Esta salada é a mais consumida cá por casa, por causa do atum, que todos gostamos e está sempre disponivel na dispensa.


Ingredientes:

1/2 embalagem de rúcula
1/2 embalagem de alface (á nossa escolha)
1 lata de atum natural
Pimentos em conserva q.b
Azeitonas q.b.
Sal, azeite e vinagre q.b.

Colocar numa travessa a alface, a rúcula, o atum e os pimentos desfiados. Disponha as azeitonas e tempere com o azeite. vinagre e o sal. (normalmente é um medida de vinagre para duas de azeite)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gaspacho

Nunca foi muito apreciadora de Gaspacho, mas o calor levou a melhor e cá está. Esta receita foi buscar ao blog 'As minhas receitas'. 


Ingredientes:

3 tomates maduros
1 pepino pequeno
1/2 pimento vermelho pequeno
1/2 cebola nova
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
1 colher de hortelã

Tirar a pele e as sementes do tomate, do pepino e do pimento e descascar a cebola. Colocar tudo no liquidificador menos o azeite. Depois servir bem fresquinho, com um fio de azeite.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Beneficios dos frutos vermelhos


O licopeno é um fitoquímico com elevado poder anti-oxidante e está mais presente nos alimentos avermelhados (aos quais confere esta tonalidade) - como o tomate, a melancia, a beterraba, a papaia, a goiaba e o damasco. De uma forma geral, quanto mais intensa for a cor, maior a sua presença.



Esta substância, ao combater com bastante eficácia os radicais livres produzidos naturalmente pelo nosso organismo (note-se que o nível de produção destes radicais aumenta com a exposição a situações stressantes, prática de exercício demasiado intensa, fumo de tabaco e outras formas de poluição), tornou-se um aliado no combate ao envelhecimento precoce e parece exercer um importante papel preventivo em algumas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro de próstata. Adicionalmente, alguns estudos sugerem que o licopeno pode reduzir o risco de outros tipos de cancro (p.ex. o cancro de pulmão, estômago e cólon), embora os dados não sejam ainda conclusivos.


Uma das melhores e mais acessíveis fontes de licopeno é o tomate. Deve no entanto salientar-se que a forma como este fruto é ingerido e o tipo de alimentos com que se faz acompanhar, influenciam bastante a capacidade de absorvermos o fitoquímico em questão. De uma forma geral, a ingestão do tomate sob a forma de sumo natural, molho ou pasta, ou cozido juntamente com uma quantidade moderada de gordura (especialmente monoinsaturada, como é o caso do azeite), apresentam-se como as melhores soluções.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Salada de presunto com figos e nozes

Está a chegar o tempo quente e com ele as saladas para refrescar. Estas tem as suas vantagens são saudáveis, rápidas, podem ser feitas com inumeros ingredientes e acima de tudo dentro das possibilidades económicas de cada um.

Estamos na época dos figos e uma amiga que tem figueira deu-me uns quantos (sou apaixonada por figos), pensei logo fazer esta salada que é uma das minhas favoritas.


Ingredientes:
(2 pessoas)

4 figos
8 fatias de presunto finas
1 embalagem de rúcula
8 nozes picadas
Queijo monchego ás lascas q.b.

Para o Molho:
2 colheres de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de mel
Sal e Pimenta q.b.

Disponha numa travessa a rúcula, os figos cortados em gomos, desfie o presunto e coloque entre os figos, polvilhe com as nozes e o queijo. Por fim, num frasco com tampa coloque todos os ingredientes do molho e agite bem e regue a salada com este.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pão de leite e Pão de Deus

Quando vi a farinha de pão de Brioche, ficai tentada a experimentar esta receita. Ficaram bons os pãeszinhos, mas a massa do Pão de Deus que já fiz aqui é melhor.


Ingredientes:

Massa:
275ml de água
1 colher de sopa de azeite
500grs de farinha brioche da marca Continente

Recheio:
100grs de coco
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar

Colocar os ingredientes para a massa na cuba da máquina e escolher o programa Massa. No final do programa retirar a massa para uma superfície enfarinhada. A massa é difícil de trabalhar, peganhenta. para fazer as bolinhas utilizei 2 colheres.
Colocar as bolinhas num tabelairo forrado a papel vegetal e deixar levedar 60min. No fim de levedar pincelar com ovo os pães de leite e colocar o recheio nos pães de Deus (misturar o que sobrar do ovo com o coco e o açúcar). Vai ao forno 15min a 200ºC.

domingo, 19 de junho de 2011

Iogurte de Manga com Pedaços

Eu faço iogurtes todas as semanas, é um alimento que não passo sem ele, principalmente no Verão.
Vou usando a imaginação para ser sempre diferente. Hoje é este.



Ingredientes:

1 Iogurte Emmi de Manga
900 ml de leite meio-gordo
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 manga madura
100 grs de açúcar

Descascar a manga e corta-la em pedaços. Colocar uma panela ao lume com a manga e o açúcar e deixar ferver durante 20min e reserve.



Ferver o leite. Numa tigela misturar o iogurte, a manga e o leite em pó. Quando o leite estiver nos 40º (está bom quando aguentar o dedo no leite) juntar o preparado da tigela e mexer. Depois encher com cuidado os copos da iogurteira. Esperar 8 a 10 horas de fermentação e 3 horas de frigorífico.

sábado, 18 de junho de 2011

Bacalhau na Brasa com Pimentos

Este prato é muito típico português, todas as casas o fazem.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 postas de bacalhau demolhadas
1kg de batatas
Salada de pimentos
6 dentes de alhos picados
azeite q.b.


Colocar o bacalhau assar nas brasas ou no bico do fogão. Numa panela com água cozer as batatas com pele. Quando o bacalhau estiver assado e as batatas cozidas, parta o bacalhau aos bocados e as batatas também, mas já sem pele. Junte a salada de pimentos, os alhos e o azeite. Envolva tudo e sirva quente.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pão com cogumelos, azeitonas e tomates secos

Um dia deste, mas minhas voltas saloias, foi comer pão com chouriço num dos fornos ambulantes. E conversa puxa conversa, o padeiro estava a pensar num pão com recheio vegetariano, pois tinha estado a fazer negócio na queima das fitas e não podia vender pão com chouriço ou torresmos a vegetarianos. E disse ele '...cada vez são mais...'.
Vim para casa a pensar e saiu este pão. Para não ficar salgado, os tomates secos tem de ficar demolho 30min e caso as azeitonas também precisem, 2 horas.


275ml de água (conforme a embalagem)
500grs de farinha para pão (usei Nacional 7 cereais)
1 chávena de café de azeitonas sem caroço
1 chávena de café de tomates secos cortados as bocados
1 lata de cogumelos laminados das pequenas
2 dentes de alho
Oregãos q.b.
3 colheres de azeite

Colocar na cuba da maquina a agua e a farinha e o azeite, no programa Normal e Claro. Quando apitar colocar os ingredientes que faltam.


Quando o programa acabar, é só comer e acompanhar com uma cervejinha.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Panquecas

Para mim o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, por isso reservo sempre um tempo de manhã para este ritual.
Hoje foi panquecas.


Ingredientes:
(dá 4 panquecas)

1 ovo
1 chávena de farinha de frigo
1 chávena de leite
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de manteiga
1/2 colher de chá de fermento

Bater durante 5 min. no liquidificador os ingredientes todos, menos a manteiga que vai para uma frigideira anti-aderente.


Em lume brando, colocar 1 conchas de massa (conforme o tamanho da frigideira), quando começar a fazer bolinhas ou os bordos castanhas, vira-se a panqueca com ajuda de uma espátula.


Depois e comer com mel, queijo e fiambre ou doce.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

Benefícios de tomar o pequeno almoço




Muitas pessoas não conseguem encarar comida quando se levantam da cama. Uma chávena de café ou chá, tomada à pressa, talvez com um pão de leite ou uma carcaça, é o pequeno almoço comum de muita gente.
Um bolicau, ou um bolinho, vai na mão quando as crianças saem para escola, às vezes com um pacotinho de leite com chocolate. Mas um grande número de crianças vai para a escola, sem ter ingerido qualquer alimento.


As razões?
“Não tenho tempo!”  É um hábito demasiado comum, o das pessoas permanecerem acordadas até tarde, e depois, de manhã, dormirem o mais que podem.
A Solução?
Experimente deitar-se suficientemente cedo para, na manhã seguinte, acordar sentindo-se revigorado e com tempo disponível. Ponha as crianças a dormir o mais cedo possível, para que possam acordar a tempo de tomarem o pequeno almoço com a família. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que dizem: “Mas eu, de manhã, não tenho apetite!”

Porquê?
Provavelmente, o grande culpado desta falta de apetite de manhã, é a abundante refeição tomada na noite anterior, e os snacks durante o serão em frente à televisão.  Assim, à hora de deitar, o estômago ainda está ocupado a digerir toda aquela comida.  Mas o estômago também precisa de descanso. Um estômago cansado não sente vontade de tomar o pequeno-almoço.
Então qual é a solução?
Coma alimentos leves ao jantar, 2 ou mais horas antes de se deitar. Depois desta refeição, não coma mais nada. Nós, na verdade, dormimos muito melhor com o estômago vazio.
“Quero perder peso.”
Muitas pessoas pensam que o deixar de tomar o pequeno-almoço, as vai ajudar a perder peso. Mas, surpreendentemente, isto é apenas uma ilusão. Estudos efectuados neste sentido revelaram que a omissão do pequeno-almoço não ajuda a reduzir o peso, antes pelo contrário. É, na verdade, um passo contra esse objectivo, porque aqueles que, por norma, não tomam o pequeno-almoço, acabam por petiscar mais durante o resto do dia.
“Não acho importante!”
Comer um bom pequeno-almoço, faz sentido. Quem gostaria de começar uma viagem sem combustível no seu carro? Assim, porque há-de iniciar o seu dia sem a provisão de energia necessária?


Durante 10 anos, um grupo de cientistas investigou os benefícios do pequeno-almoço.  Eles concluíram que um bom pequeno-almoço pode ajudar, tanto crianças como adultos, a...
1.    Ficarem menos irritáveis
2.    Serem mais eficientes
3.    Mais enérgicos
4.    E a obterem melhores resultados nos exames.

Como?
É simples. Esta refeição fornece uma fonte constante de combustível para o cérebro, que melhora o funcionamento da mente e a capacidade de concentração.Os estudos ainda revelam que os pequenos almoços saudáveis estão intimamente relacionados com a diminuição das doenças crónicas, uma melhor saúde e um aumento da longevidade.



Um pequeno-almoço saudável?
Um bom pequeno-almoço é aquele que fornece, pelo menos, 1/3 das calorias do dia, e é rico em fibras, vitaminas e sais minerais.De certeza que já ouviu o sábio ditado popular: “Coma o pequeno-almoço como um rei, o almoço como um príncipe, e o jantar como um pobre”.
Experimente começar o seu dia com cereais, pão e fruta. São alimentos energéticos – hidratos de carbono – que são facilmente convertidos em glicose, o combustível do corpo. Estes alimentos são, também, ricos em vitaminas e sais minerais, e ricos em fitoquímicos e anti-oxidantes, combatentes de muitas doenças.

Pode perguntar, “Porque não tomar um sumo de laranja e comer um bolo ao pequeno-almoço?” Porque nós precisamos de algo mais substancial, com mais fibra. Os alimentos pobres em fibra, e ainda por cima também ricos em açúcar refinado, libertam rapidamente a glicose, e provocam uma subida súbita dos níveis de açúcar no sangue. Depois, há uma descida aguda, muitas vezes abaixo dos níveis normais. De aí podem, então, resultar sintomas físicos, como dor de cabeça, falsa sensação de fome, tremor das mãos, distúrbios de visão, e irritabilidade. Não admira que os níveis de energia e eficiência de muitas pessoas sofram uma quebra antes do fim da manhã.
Por outro lado, uma dieta rica em fibra vai prevenir a absorção demasiado rápida do açúcar, proporcionando, à corrente sanguínea, o fornecimento dos nutrientes de uma maneira mais uniforme e constante. Como resultado, tem-se energia constante para toda a manhã.

Vamos comparar alguns alimentos, ricos em fibra, com alimentos refinados:
·       Uma laranja = 2.5 gramas de fibra
·       1 copo de sumo de laranja = 0,5 grama de fibra. 

·       Uma fatia de pão integral = 2,2 gramas
·      Uma fatia de pão branco = 0,5 gramas.
Seriam necessários mais de 4 fatias de pão branco para obter a quantidade de fibra contida numa fatia de pão integral. 

·       Uma taça de flocos de aveia = 4 gramas de fibra
·       Uma taça de cornflakes =  0,5 gramas.
Os alimentos vegetais, não refinados, são excelentes fontes de fibra, enquanto os produtos de origem animal, (tais como os ovos, a carne, o peixe, e produtos lácteos) estão completamente desprovidos de fibra. 

A fibra faz muito mais do que apenas ajudar a manter a energia mental e física. Ela desempenha um papel importante na:
1.      Prevenção e tratamento da prisão de ventre,
2.      Controlo do peso,
3.      Prevenção das doenças de coração,
4.      Protecção contra o cancro e
5.      Prevenção e tratamento de diabetes.

Use a sua imaginação! Seja criativo!
O pequeno-almoço pode ser composto dos mais nutritivos e variados alimentos disponíveis na época. Um bom pequeno-almoço vai aumentar a sua energia, melhorar a sua saúde e também todas as funções cerebrais – e vai ajudá-lo a controlar o peso.
Onde é que pode encontrar uma oferta melhor do que esta?

Marianne Ferreira
Médica

terça-feira, 14 de junho de 2011

Iogurte de Morango

Mais um iogurte, para aproveitar a fruta da época


Ingredientes:

1 Iogurte Emmi de Morango, encontram no Modelo ou Continente.
900 ml de leite meio-gordo
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açúcar
500 grs de morangos maduros
100 grs de açúcar

Arranjar os morangos e corta-los em pedaços. Colocar uma panela ao lume com os morangos e o açúcar e deixar ferver durante 20min. Caso ache os morangos muito grandes, esmague com um garfo e deixe ferver mais 5min e está pronto o doce.

Ferver o leite. Numa tigela misturar o iogurte e o leite em pó. Quando o leite estiver nos 40º (está bom quando aguentar o dedo no leite) juntar o preparado da tigela e mexer. Por o doce no fundo dos copos da iogurteira e depois encher com cuidado. Esperar 8 a 10 horas de fermentação e 3 horas de frigorífico.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sardinhas assadas

Para acabar as comemorações do Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa tinha que ser a bela da sardinha e assada claro está.

Aqui, penso que todos nós sabemos assar umas sardinhas, por isso não vou escrever mais.
Bom Santo António.